1 de março de 2009

Celso

Celso Dias dos Santos nasceu no dia 28 de Fevereiro de 1956 em Santos, Brasil.
Começou a sua carreira em 1974 no Botafogo F.C.. Em 1976 ingressou no Grémio de Maringá onde permaneceu durante dois anos e onde conquistou o Campeonato Paranaense de 1977. Depois passou para o Botafogo F.C., no ano seguinte transferiu-se para o Fortaleza E.C., ainda no ano de 1978 vestiu a camisola do Ferroviário A.C., em 1979 jogou no Ceará S.C. e em 1980 regressou ao Ferroviário A.C.. Em 1981 ingressou no C.R. Vasco da Gama e foi Campeão Carioca de 1982. No ano seguinte vestiu a camisola do C.A. Paranaense e voltou a vencer o Campeonato de Paraná. Em 1984 jogou no Santa Cruz F.C. e no ano seguinte passou pelo E.C. Bahia.
No inicio da temporada de 1985/86 transferiu-se para o Futebol Clube do Porto.
Estreou-se com a camisola dos Dragões na 1ª jornada do Campeonato Nacional, em que os portistas venceram o S.L. Benfica por 2-0 no Estádio das Antas. Desde logo Celso começou a ser um dos pilares na defesa da equipa orientada por Artur Jorge, que se sagrou Campeão Nacional logo na sua primeira época ao serviço dos Dragões.
Na temporada seguinte viveu o momento alto da sua carreira ao vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus ao vencer os alemães do F.C. Bayern Munique na final em Viena. Nessa participação do F.C. Porto na prova europeia, ficou na memória de muitos portistas o golo marcado por Celso contra o F.C. Dínamo Kiev no jogo da 2ª mão das meias-finais.
Em 1987/88, Celso voltou a sagrar-se Campeão Nacional, Venceu a sua primeira Taça de Portugal e conquistou ainda mais dois troféus internacionais. A Taça Intercontinental, que foi brilhantemente conquistada pelo F.C. Porto em Tóquio depois de derrotar o C.A. Peñarol, e um mês mais tarde foi a vez da Supertaça Europeia ficar nas Antas depois de dupla vitória por 1-0 sobre o Ajax F.C.
No final dessa época, Celso deixou os Dragões. vestiu a camisola azul e branca durante 3 temporadas. conquistou Em 1988/89, Celso voltou ao Brasil onde ingressou no Goiás E.C. Depois voltou ao Ferroviário A.C. onde colocou um ponto final na sua carreira de futebolista.

Palmarés
1 Taça Intercontinental
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
1 Supertaça Europeia
2 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira
2 Campeonatos do Paraná
1 Campeonato do Rio de Janeiro

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Grande central. Forte na marcação, sabia sair a jogar e marcava bem livres, ao contrário de agora, nós há anos atrás, tinhamos jogadores na defesa, que decidiam em lances de bola parada.
Foi fundamental n Taça dos Campeões e o único óbice, foi ter chegado já na parte final da sua carreira ao F.C.Porto e com uma tendinite no joelho.

Um abraço

Nuno disse...

Tinha a mania de marcar golos em livres de longa distância e normalmente a principal vitima era o Sporting, depois veio o Geraldão e a dose era a mesma !

Nuno disse...

É ele que faz o passe para o Madjer na final de 87, para este centrar e Juary (ao 2º poste) fazer o 2-1 final, tinha o argelino acabado de entrar por ter sido assistido fora do campo pelo facto de ter contraido lesão ao marcar de calcanhar o 1-1 !

Anónimo disse...

Ainda me lembro de um grande golo dele contra o Vitkovice... Foi importante também na Ucrânia na vitória em Kiev... grande jogador.

RS