19 de novembro de 2012

Jerónimo Faria

Jerónimo de Sousa Faria, primo de Acácio Mesquita e também de Carlos Mesquita, foi um dos mais importantes jogadores do Futebol Clube do Porto na década de 30.
Ingressou nos Dragões na temporada de 1927/28 e estreou-se no dia 22 de Abril de 1928, quando os portistas visitaram o Sport Progresso num jogo a contar para a 7ª jornada do Campeonato do Porto que terminou com a vitória do F.C. Porto por 6-2.
Em 1931/32 Conquistou o Campeonato de Portugal ao derrotar o C.F. Belenenses por 2-1 no segundo jogo da final realizada no campo do Arnado em Coimbra. No primeiro encontro as duas equipas terminaram empatadas 4-4.
Defesa de excelente qualidade, foi um dos pilares na formação portista que conquistou na temporada de 1934/35 o Campeonato Nacional sob o comando técnico de Joseph Zsabo.
Na época de 1936/37 e de novo em Coimbra, voltou a ganhar o Campeonato de Portugal depois dos portistas vencerem o Sporting C.P. por 3-2.
Em 1938/39 e 1939/40 sagrou-se Bi-Campeão Nacional.
Conquistou ainda o Campeonato do Porto por doze vezes.
Durante os treze anos em que esteve ao serviço dos Dragões como jogador, Jeronimo Faria viveu grandes momentos e grandes jogos de futebol. Em Janeiro de 1930 os espanhóis do R.C. Celta de Vigo sairam derrotados do Campo da constituição por 6-2. Um ano mais tarde foi o R.C. Deportivo de La Coruña que saiu vergado também do Campo da Constituição por um resultado de 6-0. Em Julho de 1931 os brasileiros do C.R. Vasco da Gama perderam por 2-1 no Estádio do Lima, essa foi a primeira vitória de um clube português sobre uma equipa brasileira. Já em Maio de 1933 foi a vez do S.L. Benfica regressar a casa com uma pessada derrota por 8-0, um jogo a contar para os quartos-de-final do Campeonato de Portugal de 1932/33. Em Julho de 1935, no Campo do Ameal o campeão espanhol Real Betis foi derrotado por 4-2. No dia 22 de Março de 1936 o Sporting C.P. levou na bagagem 10 golos com que os portistas os despacharam para a Capital.
Depois de deixar o futebol, foi dirigente do F.C. Porto.

Palmarés
3 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
2 Campeonato de Portugal
13 Campeonatos do Porto

2 comentários:

Anónimo disse...

Louvável esta ação de dar a conhecer e fazer recordar nomes históricos do futebol do F. C. Porto. Tal lembra a evocação de Jerónimo Faria, um nome integrante da galeria dos Campeões Nacionais do FCP.

dragao vila pouca disse...

Mais um, para mim, ilustre desconhecido, mas que tem a faceta de ter sido jogador, parece que dos bons, campeão e depois dirigente. Como naqueles tempos era só amor à camisola, Jerónimo Faria era um portista!

Abraço