13 de abril de 2015

Ambrósio Gama

Ambrósio Gama foi um futebolista brasileiro que actuava a médio e passou pelo Futebol Clube do Porto durante a década de 20 do século passado.
Corria o ano de 1925 quando Ambrósio Gama, imigrante brasileiro que residia à pouco tempo na cidade do Porto, foi ao Campo da Constituição para continuar a sua pratica desportiva e dar uns pontapés na bola, os portistas logo agradados com o que viram logo o convidaram a fazer parte da equipa, tendo o brasileiro aceitado o convite.
A estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 7 de Março de 1926, numa partida a contar para a 5ª jornada do Campeonato do Porto em que os portistas mediram forças com o Boavista F.C.
Ambrósio Gama ajudou a conquistar o Campeonato do Porto da temporada de 1925/26. Marcou também presença no jogo particular que os portistas fizeram contra os alemães, campeões da Baviera, do Verein Razenspiele Furth e que o F.C. Porto venceu por 3-2.
No final dessa temporada de 1925/26, Ambrósio Gama regressou ao Brasil onde foi representar o Santos F.C.
Apesar do pouco tempo em que esteve ao serviço do F.C. Porto, Ambrósio Gama entrou para a história do clube por ter sido o primeiro futebolista brasileiro a vestir a camisola azul e branca.

Palmarés
1 Campeonato do Porto

1 comentário:

Armando Pinto disse...

Por quanto fica exposto, é um nome incontornável da História do F C Porto. Quase apetecendo dizer que foi um outro Gama a desbravar caminho... mas neste caso entre Porto e Brasil.

Armando Pinto