27 de julho de 2015

Ronaldo

Ronaldo Brito nasceu no dia 2 de Janeiro de 1948 em Ituaço no estado da Bahia, Brasil.
Depois de ter jogado nos escalões de formação do Botafogo Sport Club, a filial do Botafogo F.R. do Rio de Janeiro, Ronaldo integrou a principal equipa do clube bahiano no ano de 1969.
No início da temporada de 1969/70 ingressou no Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 24 de Setembro de 1969 no Idraets Park em Copenhaga onde os portistas venceram os dinamarqueses do Hvidovre I.F. por 2-1, num jogo a contar para a 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça das Cidades com Feira de 1969/70.
Na época de 1970/71 esteve no Boavista F.C. por empréstimo, tendo regressado às Antas na temporada seguinte.
Ao serviço do F.C. Porto, Ronaldo, que atuava como defesa, participou em 67 partidas oficiais e apontou 2 golos. Curiosamente os golos que marcou com a camisola azul e branca foram no mesmo jogo, no empate a duas bolas na visita ao F.C. Tirsense no jogo da 1ª mão dos 16 avos-de-final da Taça de Portugal da época de 1969/70.
Na temporada de 1976/77 transferiu-se para o S.C. Braga onde esteve até ao final da época de 1979/80.

1 comentário:

Armando Pinto disse...

Ronaldo: Futebolista que veio rotulado de craque, quando as transferências escasseavam (eram tempos de carta pertencernte ao clube, ou seja só com autorização do próprio clube poderia haver desvinculação). Curiosamente veio indicado como avançado e assim jogou nos primeiros tempos, até que, perante a falta de veia goleadora demonstrada, depois foi colocado como defesa. Em cuja posição chegou a ter certo relevo, na sua última passagem pelo F C Porto. Tendo por fim representado o Sp. Braga, ainda.
Armando Pinto