O Troféu “La Carreta” foi uma oferta dos uruguaios do C.A. Peñarol ao Futebol Clube do Porto quando os portistas festejaram 100 anos.
Em Agosto de 1993 os Dragões organizaram o Torneio do Centenário, para festejar o seu aniversário. Com as partidas a terem lugar no Estádio das Antas e com a participação dos romenos do F.C. Steaua Bucuresti, dos brasileiros do Cruzeiro E.C. e do C.A. Peñarol. O F.C. Porto foi o grande vencedor da prova ao derrotar na final os brasileiros.
Quanto ao troféu oferecido pelos uruguaios ao F.C. Porto, é a réplica de um meio de transporte tradicional daquele país sul-americano. O monumento original e em tamanho real, pode ser visto em Montevideu e é da autoria do escultor José Belloni que concebeu a obra em 1934.
1 comentário:
Boas,
O Central Uruguay Railway CricKet Club (CURCC):
O CURCC foi criado em 1891 por empregados de uma empresa ferroviária britânica. Já na sua primeira partida, uma de críquete contra o Montevideo Cricket, foi referido como “Peñarol” pelo jornal anglófono Montevideo Times, por ser de Villa Peñarol, bairro ao extremo norte da capital uruguaia (e seus torcedores, como peñarolites). O futebol passou a ser praticado em 1892 e seus numerosos títulos nele no campeonato uruguaio, criado em 1900, atraíram não-empregados da empresa a virarem sócios do clube. Com o tempo, estes passaram a querer igualdade de direitos. Guerrilhas levaram à saída dos directores e à afirmação dos trabalhadores, muitos deles de origem italiana. um clube ligado à classe trabalhadora. nascia o Clun Atlético Peñarol.
João Moreira
Enviar um comentário