19 de outubro de 2025

Zé Pedro

José Pedro da Silva Figueiredo Freitas (Zé Pedro), nasceu no dia 6 de Junho de 1997 em Guimarães.
Foi no Vitória S.C. que Zé Pedro começou a jogar futebol, quando tinha 9 anos de idade. Na sua formação e para além dos vitorianos, passou pelo G.D.R.C. Os Sandinenses e pelo F.C. Vizela, clube onde ascendeu à categoria de sénior na temporada de 2015/16. Na época seguinte foi emprestado ao G.D. União Torcatense. Em 2017/18, transferiu-se para o A.D. Fafe, tendo sido o futebolista mais utilizado do plantel justiceiro nessa temporada. Em 2018/19, ingressou no S.C. Braga mas jogou apenas na equipa sub-23 nas duas épocas em que esteve no clube da cidade dos arcebispos. Em 2020/21, rumou ao C.F. Estrela da Amadora, onde voltou a ser dos jogadores mais consistentes dos tricolores.
No início da temporada de 2021/22, foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
Zé Pedro chegou aos Dragões para ingressar na equipa B e trazer alguma da sua experiência à jovem formação portista. Desde o primeiro jogo foi sempre titular na equipa comandada na altura por António Folha e não demorou para o seu esforço, dedicação e trabalho ser reconhecido pelo treinador da equipa principal, Sérgio Conceição.
A estreia de Zé Pedro na primeira equipa dos Dragões aconteceu no dia 15 de Dezembro de 2021 no Estádio do Dragão, onde o F.C. Porto recebeu e venceu o Rio Ave F.C. por 1-0, num jogo que valeu para o Grupo D da Taça da Liga.
Zé Pedro voltou à equipa principal azul e branca em Setembro de 2023, numa altura em que o treinador, Sérgio Conceição, viu-se com problemas, entre lesões e castigos, para formar uma dupla de centrais.
O primeiro golo que marcou de Dragão ao peito, na equipa principal, teve lugar no Estádio do Dragão, na vitória do F.C. Porto sobre o Casa Pia A.C. por 3-1, numa partida que contou para a 13ª jornada do campeonato nacional 2023/24 e que foi disputada no dia 9 de Dezembro de 2013. Zé Pedro marcou o segundo golo aos 48 minutos, com um cabeceamento certeiro na sequência de um pontapé de canto.
Nessa época, de 2023/24, Zé Pedro foi alternando entre a equipa principal e a equipa B, mas fechou a temporada com chave de ouro ao conquistar a Taça de Portugal.
Zé Pedro começou a nova época tal como tinha terminado a anterior, a vencer um troféu. O defesa central ajudou a conquistar a Supertaça Cândido de Oliveira, num jogo que os portistas estiveram a perder por 0-3, mas concretizaram a reviravolta e venceram por 4-3. Nessa temporada, 2024/25, Zé Pedro jogou “apenas” na equipa principal e foi mesmo o segundo defesa central mais utilizado ao longo da época.
Em 2025/26, Zé Pedro ainda disputou dois jogos no campeonato nacional, mas no final de Agosto foi contratado pelos italianos do Cagliari.
Zé Pedro esteve quatro épocas ao serviço do F.C. Porto, o seu clube do coração onde chegou em 2021 como sócio e com lugar anual. Disputou 129 jogos oficiais (50 na equipa principal e 79 na equipa B), marcou 8 golos (2 na equipa principal e 6 na equipa B) e conquistou 2 títulos.

Palmarés
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira