28 de janeiro de 2008

Kostadinov

Emil Lubtchov Kostadinov nasceu no dia 12 de Agosto de 1967 na cidade de Sófia, Bulgária.
Começou a sua carreira de futebolista profissional na temporada de 1984/85 no CSKA de Sofia onde venceu 2 Campeonatos da Bulgária, 3 Taças da Bulgária e chegou ás meias-finais da extinta Taça dos Clubes Vencedores das Taças em 1988/89 tendo sido eliminado pelo F.C. Barcelona.
No inicío da época de 1990/91 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu 7 de Agosto de 1990 no Estádio José Gomes, na Reboleira, onde os portistas defrontaram o C.F. Estrela da Amadora no jogo da 1ª mão da Supertaça Cândido de Oliveira de 1990/91, jogo que os estrelistas venceram por 2-1, mas que o F.C. Porto deu a reviravolta na partida da 2ª mão ao ganhar por 3-0.
Kostadinov representou o F.C. Porto entre a temporada de 1990/91 e cá ficou até á época de 1994/95, tendo formado uma excelente dupla com Domingos na frente do ataque do F.C. Porto durante esses anos. Esteve ligado a importantes vitórias, entre elas a goleada por 5-0 obtida pelo Futebol Clube do Porto perante o Werder Bremen na Alemanha num jogo a contar para a Liga dos Campeões, tendo apontado 1 golo nesse jogo.
Deu também o seu contributo para a conquista de 3 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal e 4 Supertaças Cândido de Oliveira.
Deixou o Futebol Clube do Porto já com a temporada de 1994/95 a decorrer, mas sem deixar a sua marca ao apontar o segundo golo da 1ª jornada frente ao S.C. Braga no Estádio das Antas, e a ter direito á faixa de Campeão Nacional.
De Dragão ao peito, Kostadinov conquistou 9 Títulos, disputou 168 partidas oficiais e marcou 60 golos.
Depois de ter deixado o clube azul e branco ingressou no R.C. Deportivo da Corunha mas em Fevereiro de 1995 foi emprestado ao F.C. Bayern de Munique onde viria a conquistar a Taça UEFA em 1995/96. Na temporada seguinte começou por representar o Fenerbahçe S.K., mas acabou ainda nessa época, por viajar para o México onde vestiu a camisola do Club Tigres. Na temporada de 1997/98 regressou à Bulgária e ao CSKA de Sofia. Na época seguinte voltou à Alemanha para alinhar no F.S.V. Mainz 05, clube onde terminou a sua carreira de futebolista no final dessa temporada.
Kostadinov foi também uma das principais figuras da Selecção Búlgara, vestiu a camisola Nacional do seu país por 70 vezes e marcou 26 golos. Esteve presente no Campeonato do Mundo de 1994 disputado nos Estados Unidos onde a Bulgária apresentou um bom futebol, e só foi eliminada na meia-final. Jogou igualmente no Campeonato da Europa de 1996 em Inglaterra e no Campeonato do Mundo de 1998 em França mas em ambos os torneios a Bulgária não passou da primeira fase.

Palmarés
1 Taça UEFA
3 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
2 Taças de Portugal
4 Supertaças Cândido de Oliveira
2 Campeonatos da Bulgária
3 Taças da Bulgária

5 comentários:

rui napalm disse...

Simplesmente kostadinov,rapido,tecnista,grande visao para o golo:)

Pena que o trapalhone como eu digo nunca soube o valor desses jogador,la por ser da terra das pizzas e da massa calzone devia ao menos ter o prazer de respeitar quem jogava bem e que sabia jogar em vez de selimitar a criticar.
Bem haja Kostadinov el poder

Paulo Pereira disse...

Que jogador!

Um dos meus ídolos. Rápido, felino, eficar, constituindo uma dupla com Domingos k aterrorizava as defesas contrárias. K saudades...

Ganhou a merecida distinção internacional, jogando e bem pelo Porto e pela Selecção Búlgara. Inesquecivel o golo k marcou, no Parque dos Principes, no ultimo minutos, afastando os "bleus" do Europeu.
Fui invadido pela nostalgia, ao ler este belo artigo!

dragao vila pouca disse...

Era de um jogador com as caracteristicas de Emil Kostadinov, que o F.C.Porto precisava, para jogar em 4x4x2 na C.League.No modelo de jogo de Jesualdo, que previlegia as transições rápidas( contra-ataque),um jogador como Kosta,era fundamental.

Puro Azul disse...

Se quer opinar sobre os post's dos maiores alucinados da blogosfera e sabe que se o fizer na casa dele será censurado ou alterado, vá a

http://circodaluz.blogspot.com/

Que lá terá liberdade para o fazer.

Paulo Moreira disse...

Entrevista do Kostadinov ao Zerozero

https://www.zerozero.pt/news.php?id=485337