31 de agosto de 2008

Rui Filipe

Rui Filipe Tavares de Bastos nasceu no dia 8 de Março de 1968 em Vale de Cambra.
Começou a jogar futebol nos juvenis do A.D. Valecambrense, clube onde jogou até a temporada de 1983/84.
Na época de 1984/85 ingressou no Futebol Clube do Porto também nos juvenis.
Em 1989/90 passou à categoria de sénior mas foi emprestado ao S.C. Espinho, na temporada seguinte conheceu novo empréstimo mas desta vez no Gil Vicente F.C.
Na temporada de 1991/92 regressou ao F.C. Porto para fazer parte do plantel principal comandado pelo brasileiro Carlos Alberto Silva.
A sua estreia a sénior com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 25 de Agosto de 1991 no Campo António Coimbra da Mota, na Amoreira, onde os portistas visitaram e venceram o G.D. Estoril por 2-0, num jogo a contar para a 2ª jornada do Campeonato Nacional 1991/92.
Logo na primeira temporada de Dragão ao peito, Rui Filipe sagra-se Campeão Nacional.
Na temporada seguinte e ainda com o treinador brasileiro, os Dragões voltam a conquistar o Campeonato Nacional ao que juntaram a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira.
Na época de 1993/94 Rui Filipe ajudou a conquistar a Taça de Portugal, que o F.C. Porto venceu ao derrotar o Sporting C.P. na finalíssima por 2-1. Ainda nessa temporada e na sua participação na Liga dos Campeões, e já com Bobby Robson no comando técnico, o F.C. Porto realizou um dos seus mais brilhantes jogos ao vencer na Alemanha o Werder Bremen por 5-0 com Rui Filipe a sair do banco e a inaugurar o marcador.
Na temporada de 1994/95, Rui Filipe começava a ser um dos pilares do meio-campo dos Dragões. E foi ele que na 1ª jornada contra o S.C. Braga marcou o primeiro golo da vitória do F.C. Porto por 2-0, contribuindo assim para a conquista do título de Campeão Nacional e ficou na história dos Dragões ao marcar o primeiro golo da caminhada do Penta-Campeonato. Poucos dias depois os portistas visitaram o estádio da Luz para o jogo da 1ª mão da Supertaça Cândido de Oliveira que terminou com um empate por 1-1. De novo Rui Filipe apontou o golo portista. Um golo cheio de classe e talento onde o ainda jovem jogador, apenas com uma simulação tirou o famoso guarda-redes, Preud´Homme, do caminho da bola. Nesse mesmo jogo Rui Filipe viu o cartão vermelho que lhe impediu de ser convocado para a partida contra o S.C. Beira-Mar. No fim de semana desse jogo teve um acidente de viação que o vitimou.
Nas quatro temporadas em que vestiu a camisola do F.C. Porto, Rui Filipe conquistou 7 Títulos, disputou 98 jogos e marcou 11 golos.
Rui Filipe representou também a Selecção Nacional por 6 vezes.

Palmarés
3 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
3 Supertaças Cândido de Oliveira

5 comentários:

dragao vila pouca disse...

O Rui era conhecido meu e amigo do meu cunhado e tinha estado em nossa casa umas semanas antes de morrer a jogar a sueca, jogo que ele, exímio jogador, adorava.
Com Robson estava em grande e ia renovar o contrato com o F.C.Porto.
Tinha força, técnica, era humilde e tinha tudo para vir a ser um jogador como o seu ídolo - A.André - que tantos bons conselhos lhe deu.
Um abraço

Anónimo disse...

Amigo:


Que pena.

Só agora «descobrimos» esta mais que excelente página... «Estrelas do FCP».

Deu para dar uma ligeira vista de olhos, mas, já nos fascinamos, sobretudo, por reviver os grandes Virgilios, Jaburus, Hernânis, Pingas, Acácios Mesquitas, etc..

E o Pavão? Penso que ainda não está.

E, esse sim, morto com a gloriosa camisola do FC Porto em pleno mitoco, e saudoso, Estádio das Antas.

Muito obrigado.

Anónimo disse...

Amigos:

Acabamos de «descobrir» o Pavão.

Desculpem.

Pena que estejam os elogios mais focados nos aspectos fúnebres que desportivos.

Por exemplo:

Em relação à sua estreia nos séniores do FC Porto, tudo certo mas ele destacar-se-ia na marcação impecável a Mário Coluna.

Sobre os 2-0 os golos foram obtidos pelo bracarense Carlos Batista (a residir em Braga) e pelo transmontano Nóbrega (a residir, aqui, na Rua do Falcão).

E, ainda, sobre a sua estreia internacional na equipa «A», que foi em Lourenço Marques (hoje Maputo), frente ao Brasil (derrota por 0-2), sendo substituído pelo Artur Jorge, que diria ao «Record» ter ido substituir, injustamente, o... «melhor jogador em campo» (possuimos esse «recorte»).

Aliás, nesse jogo, o Rolando recusou-se entrar a 2 minutos do fim dizendo para o seleccionador (JM Antunes»)... «entre você».

Cumprimentos.

Pete disse...

Foi um dos momentos mais dolorosos que eu vivi como portista.

macedo disse...

se bem me lembro desse dia estava em Aveiro para assistir ao jogo com o beira mar quando se deu a noticia , fiquei muito triste na altura rui prometia muita qualidade no futebol se não fosse o cartão vermelho mostrado injustamente na luz ainda podíamos ter esse herói do nosso lado.