26 de maio de 2014

Júlio Cardoso

Júlio Cardoso foi um defesa que fez parte dos planteis do Futebol Clube do Porto que conquistaram os primeiros campeonatos de futebol organizados em Portugal.
Vestiu a camisola dos Dragões durante os anos vinte e assim dessa forma ajudou a conquistar o primeiro Campeonato de Portugal de 1921/22, ao vencer o Sporting C.P. por 3-1 na final disputada no Estádio do Bessa. Título que Júlio Cardoso voltou a repetir na temporada de 1924/25, ao derrotar novamente o Sporting C.P. na final por 2-1 em jogo realizado no Campo de Monserrate em Viana do Castelo.
Pelo meio venceu por várias vezes o Campeonato do Porto.
Outra vitória histórica foi conseguida no dia 5 de Abril de 1926, quando os portistas receberam e venceram os alemães do Verein Razenspiele Furth por 3-2, depois dos campeões da Baviera terem vencido todos os jogos disputados em Lisboa.

Palmarés
2 Campeonato de Portugal
8 Campeonatos do Porto

2 comentários:

ega disse...

Parabéns pelo trabalho e faço votos que continue com estas memórias.

Anónimo disse...

Júlio Cardoso foi um dos nomes que primeiro me despertou a atenção nos primeiros tempos de minhas leituras da História do F C Porto, ainda através de fascículos do jornal O Porto, pelos idos de inícios dos anos sessentas... Recordo-me duma foto muito usada, dele junto à bandeira do F C Porto, numa homenagem aos campeões de seu tempo. Depois vi fotos dele já idoso, aquando da homenagem aos 1. os Campeões sobreviventes, ao tempo, do título de 1921/22, nas comemorações anuais à época do presidente Pinto Magalhães, em cujas cerimónias foi incluída a benção e inauguração do mausoleu do F C Porto, em 1968...

AP
Memória Portista