22 de agosto de 2016

Mac Kechnie

Mac Kechnie foi um dos primeiros futebolistas da história do Futebol Clube do Porto.
De origem britânica, teve destaque no seio do clube por ser um dos jogadores que esteve presente desde os primeiros dias da história dos Dragões, em 1893 e que depois ainda jogou na equipa de 1906.
Mac Kechnie foi um dos titulares na partida que opôs o F.C. Porto contra o Football Club Lisbonense, disputado no dia 2 de Março de 1894 no recinto do Oporto Cricket and Law-Tennis Club, no Campo Alegre e onde os lisboetas venceram por 1-0 e levaram para a capital portuguesa a taça D. Carlos I, um trofeu patrocinado pelo Rei de Portugal que marcou presença no jogo, assim como a Rainha D. Amélia e os príncipes.
Mac Kechnie ainda participou em algumas partidas depois da re-fundação dos portistas, em 1906, e acabou por terminar a carreira de futebolista pouco tempo depois.
No dia 3 de Abril de 1910 dirigiu a partida entre o F.C. Porto e o Real Fortuna de Vigo, um jogo que os portistas venceram por 2-1 e que ficou na história do futebol português por ser a primeira vitória de um clube nacional contra uma equipa estrangeira.

Sem comentários: