31 de outubro de 2016

Américo Boavida

Américo Boavida (irmão de Diógenes Boavida), nasceu no dia 20 de Novembro de 1923 em Luanda, Angola.
No inicio da época de 1945/46 ingressou nos Dragões, tendo-se estreado no ultimo jogo do Campeonato Nacional no dia 16 de Maio de 1946, quando os portistas receberam e bateram no Estádio do Lima o U.D. Oliveirense por 4-1 e onde Américo Boavida apontou um dos quatro golos da vitória. Porém nessa temporada não efectuou mais nenhum jogo.
Na temporada seguinte já passou a ser mais utilizado e fez 12 jogos (11 para o Campeonato Nacional e 1 para o Campeonato do Porto). No dia 15 de Junho de 1947, na partida da 13ª jornada do Campeonato Nacional, os portistas receberam no Estádio do Lima o V. Setúbal, a vitória acabou nas mãos dos azuis e brancos que bateram os sadinos por 5-0 com Américo Boavida a ser o autor de todos os golos da partida, curiosamente um terço dos golos que marcou no campeonato aconteceram nesse jogo.
Ainda contribuiu para a conquista do Campeonato do Porto da temporada de 1946/47.
Logo depois deixou os portistas e pouco mais tarde dedicou-se aos estudos de medicina, tendo-se formado médico famoso em Angola.
Américo Boavida faleceu no dia 25 de Setembro de 1968.

Palmarés
1 Campeonato do Porto

3 comentários:

Anónimo disse...

Este Americo Boavida jogou no FCP nas épocas 45/46 e 46/47 e mais tarde foi medico de renome em Angola...enquanto o irmão Diógenes Boavida jogou no FCP nas duas ou três épocas seguintes tendo ainda jogado no Belenenses.. e mais tarde tornou se Politico de renome em Angola....tantos blogs que confundiam os dois irmãos Boavida este blog nao confundiu....abraços portistas.. Hernani Rocha Açores..

Anónimo disse...

Américo Boavida nasceu a 20 de Novembro de 1923 em Luanda,tendo falecido a 25 de Setembro de 1968 em Moxico vítima de bombardeamento aéreo do Exército Português quando exercia uma acção médico- sanitária perto do Rio Luati e da floresta de Cambule no Moxico.Hernani Rocha , Açores.

Paulo Moreira disse...

Hernâni Rocha, obrigado pelo seu comentário e pelos seus conhecimentos.

Abraço