13 de março de 2011

Jorge Couto

Jorge António Pinto do Couto nasceu no dia 1 de Julho de 1970 em Argoncilhe; Santa Maria da Feira.
Começou por jogar futebol por passatempo na Venezuela, onde esteve alguns anos, quando voltou a Portugal ingressou como juvenil na equipa do A.D. Argoncilhe. Depois foi jogar para o Lusitano F.C. Lourosa.
Em 1985/86 ingressou nos juniores do Futebol Clube do Porto.
Na temporada de 1988/89 passou a sénior mas foi jogar no Gil Vicente F.C. por empréstimo dos portistas.
Na época seguinte já integrou o plantel azul e branco treinado por Artur Jorge.
A sua estreia como sénior na equipa principal do F.C. Porto aconteceu no dia 26 de Agosto de 1989 no Estádio Vieira de Carvalho, na Maia, onde os portistas a jogar como visitante, venceram o F.C. Penafiel por 2-0, numa partida a contar para a 2ª jornada do Campeonato Nacional de 1989/90.
Jorge Couto depressa se afirmou na equipa principal dos Dragões, na qual permaneceu durante sete temporadas tendo-se sagrado Campeão Nacional por cinco vezes, venceu duas Taça de Portugal e quatro Supertaças Cândido de Oliveira. Com a camisola dos Dragões, Jorge Couto marcou golos importantes, como o da vitória contra o V. Setúbal no Estádio das Antas que valeu o Título de Campeão Nacional em 1989/90, ou em Alvalade na época de 1990/91 com um chapéu desde o meio campo que ajudou à vitória por 2-0 sobre o Sporting C.P.
No final da época de 1995/96 deixou o F.C. Porto. ao serviço dos Dragões, Jorge Couto conquistou 11 Títulos, disputou 181 partidas oficiais e marcou 18 golos.
Em 1996/97 transferiu-se para o Boavista F.C.. Nos axadrezados venceu uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Jorge Couto ficou ainda na história do emblema do Bessa por ser um dos jogadores que venceram o único Campeonato Nacional que o clube portuense conquistou, em 2000/01.
Jorge Couto representou também a Selecção Nacional. Defendeu as cores de Portugal em 6 jogos oficiais.
No final da época de 2002/03 colocou um ponto final na sua carreira de futebolista.
Em 2015/16 regressou ao Bessa para assumir o cargo de treinador-adjunto, já na temporada de 2017/18 passou a treinador principal da equipa b dos axadrezados.

Palmarés
6 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
3 Taças de Portugal
5 Supertaças Cândido de Oliveira

7 comentários:

Daniel Gonçalves disse...

Era um jogador com um bom domínio de bola, bom na finta, mas tinha um senão: não era um jogador veloz para arrancadas pelas alas. Na minha memória fica sempre guardado aquele golo, chapéu, na vitória contra o Sporting em Alvalade, e já na 1ª volta, nas Antas tinha marcado contra o Sporting, o Porto ganhou por 2-0, o 1º golo foi do Geraldão.

Drakonyaz disse...

Não tenho ideia do Jorge Couto ter jogado no Lourosa, o Fernando Couto sim.

dragao vila pouca disse...

Sem ser um jogador marcante, fez uma carreira bonita. Podia ter regressado ao F.C.Porto, quando estava no Boavista, mas o clube do Bessa cometeu uma loucura - viria a pagar caro...- e deu-lho o que nunca poderia dar. Foi pena, o Jorge é uma excelente pessoa e não merecia algumas coisas que lhe acontceram, desde ficarem-lhe a dever dinheiro, até alguns investimentos desastrosos.

Um abraço

Silvestre disse...

Foi um pequeno grande jogador, dotado de excelente técnica e faz parte da geração que consolidou a supremacia do Porto na década de 90.

iur disse...

Eu estive em Alvalade. Golo soberbo!

Anónimo disse...

Teve uma carreira discreta no Porto e acho que o seu melhor futebol teve-o a representar o Boavista. Na altura em que vestia de xadrez, até se falou numa recontratação para voltar a jogar por nós, mas nunca se chegou a concretizar.

Anónimo disse...

Por acaso nem teve uma carreira muito discreta no Porto. Por exemplo num jogo contra o Setúbal, marcou o único golo do jogo que garantiu o título ao Porto (89/90).
Marcou um golaço em Alvalade que foi festejado digamos que "exuberantemente" pelo André e durante o início da sua carreira como sénior até era várias vezes titular como extremo esquerdo.

Com a chegada de ~Robson foi perdendo espaço (apostava mais em Drulovic, Edmilson e Secretário nas alas) e depois foi cedido ao Boavista em formato de pack em troca pelo Artur.

António Oliveira queria-o novamente, mas o Boavista não quis abdicar dele, e ainda me lembro dele marcar um golo na luz e sacar de uma chuca ah ah

RS